segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Eu fico muito feliz em cantar. É libertador.

Para cantarmos a parte responsável do cérebro usada é o lado direita e para falar o lado esquerdo. O canto, por este motivo esta sendo usado para "reconectar" alguns neurônios ao cérebro e ajudar a recuperar a fala dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.).
Segundo os pesquisadores, um estudo clínico em andamento teria mostrado como o cérebro responde a essa terapia de entonação melódica. Segundo o coordenador do estudo, o neurologista Gottfried Schlaug, da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston (E.U.A.), a terapia já está estabelecida como técnica médica. Os pesquisadores começaram a usá-la ao descobrir que pacientes vítimas de derrames que haviam ficado incapacitados de falar ainda eram capazes de cantar. O estudo apresentado por Schlaug foi o primeiro a combinar essa terapia com exames do cérebro com imagens, que mostram o que está realmente acontecendo no cérebro quando os pacientes aprendem a cantar suas palavras.
A maioria das conexões entre as áreas do cérebro que controlam os movimentos e aquelas que controlam a escuta estão no lado esquerdo do cérebro. "Mas há uma espécie de buraco correspondente no lado direito. Por alguma razão, ele não tem as mesmas conexões, então o lado esquerdo é mais usado na fala", diz Schlaug. "Se você danifica o lado esquerdo, o lado direito tem problemas em cumprir esse papel", explica.
Estudos anteriores com imagens do cérebro mostraram que essa área do canto é superdesenvolvida nos cérebros de cantores profissionais. Durante as sessões de terapia, os pacientes aprendem a colocar suas próprias palavras em melodias simples.
Os pacientes também eram encorajados a marcar cada sílaba com suas mãos. Segundo Schlaug, isso parecia ter um efeito de um marca-passo interno que tornaria ainda mais efetiva a terapia. "A música pode ser um meio alternativo para envolver partes do cérebro que não são envolvidas normalmente".

Por este motivo sou aluna a quatro meses da escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) - a Tom Jobim (unidade Brooklin).  O Curso Livre de Apreciação Musical, com a  professora Mara Cimino, que  acontece todas as quarta-feira às 16h30, com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizado musical para a comunidade aposentados, dona de casa e deficiência. Este grupo até já participou de um  recital, dia 29 de junho, cantando a música cantar Minha Canção, de Chico Buarque  do músical Infantil "Os Saltimbancos".
Entrar para este grupo me fez muito bem, sinto que ainda posso voltar a falar e me comunicar como fazia antes, e eu fico muito feliz em cantar. É libertador.


Professora de música, Mara Cimino - Tom Jobim - Música do Estado de São Paulo (EMESP) e eu. 

13 comentários:

  1. PAULA, ESPERO QUE VC ALCANCE ESSA LIBERDADE SONHADA POR MEIO DESSE SEU CANTAR, VISTO JÁ TER ALCANÇADO A PLENITUDE DA LUTA PELA SEDE DE VIDA, SEJA POR MEIO DO SEU BRILHO OU PELA GRANDEZA DE SEUS ATOS.
    ABS CLAUDIO LUIS

    ResponderExcluir
  2. Paula, q saudades de vc! Um dia kero ouvir vc cantar, hen!? hehe Bjaozao! Sandro.

    ResponderExcluir
  3. Paula, Querida! Que a música proporione descobertas mágicas. Que ela traga alegria e bons sentimentos a todos. Saudades, lembranças e beijos carinhosos - Fabiana Tassi

    ResponderExcluir
  4. que a musuca seja sempre presente em sua vida que possa avivar seus sentimentos,e emocoes . um abraço m. brito

    ResponderExcluir
  5. Opa estou vendo que vou ter uma contara para me ajudar nas aulas de Viola....rs vai treinando ai q eu vou treinando aqui e vamos montar uma dupla..
    bjão
    Shao

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Paula!

    Parabéns! Continue as aulas que queremos ver você cantar muito!

    Beijos,
    Angel.

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã... ouvir vc cantar um pedacinho do "Parabéns a Você" pra Bellinha, no dia do aniversário dela lá em casa, foi uma das maiores emoções que senti até hoje!
    Amo você e não tenho nenhuma dúvida de que vou ouvir você cantar um vasto repertório musical.
    Fiquem com Deus; beijos carinhosos a vc e a sua mãe!

    ResponderExcluir
  8. Paulaaaa!!!!!adorei o parabéns que você cantou pra mim beijos bia.

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, Lindinha! Fico mais-que-feliz por saber que você dá esse exemplo de superação pra todos nós -- e espero merecer esse exemplo.
    Saudades, muitas!
    Beijabracíssimos =^)

    ResponderExcluir
  10. Paula, fico muito feliz por vc, vc é um exemplo de vida, e espero te ver cantando.
    Bjs de sua sempre amiga Neandra

    ResponderExcluir
  11. Paula!
    Vimos a reportagem agora pouco!
    Sucesso para você, força e muita fé!
    Beijos...
    Livia e família

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula! Adorei vir conhecer o seu espaço e saber que a música faz parte da sua vida, muito bom, a música é sempre muito estimulante e alegre, nos ajuda na nossa caminhada, não é mesmo!? Ah, vi também a reportagem sobre o AVC, muito boa e muito legal te ver tb! Deixei um link do seu blog no meu tá! Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Paula!
    Boa noite!

    Sei exatamente o prazer que a música pode nos proporcionar. Fiquei imensamente feliz ao saber que você foi assistida pela Profª Mara. Uma pessoa iluminada e com um enorme talento.
    Você teria algum contato dela??

    ResponderExcluir