domingo, 29 de maio de 2011

O JEITO ALEGRE E ESPOTÂNEO DE SER MINEIRO. UAI!

Eles costumam ser calmos, amáveis e super hospitaleiros. Possuem um jeito todo especial de encantar às pessoas  e, principalmente, falar. “Uai”, “é bom  demais,  sô” e “trem” fazem parte do dialeto cotidiano desse povo.  É uma maneira suave de falar e nos envolver em seus “causos”, pois ficam conversando sobre determinado assunto.
São  conhecidos popularmente como os “come-quietos”.  Às vezes nem percebemos suas ações. Mas no final, elas sempre aparecem.  Adoram trabalhar em  silêncio. E por falar em silêncio, sempre que possível  gostam de ficar numa rede, bem longe da agitação da cidade. Barulho, apenas o da natureza e o da viola.
Na hora de trabalhar, não fogem da raia não. É um povo trabalhador, que gosta de acordar bem cedinho para contemplar o dia. Se for domingo, mais um motivo para despertar cedo.  É despertar cedo. É preciso se preparar para ir ao Mineirão ver  Clube Atlético Mineiro (Galo) e Cruzeiro Esporte Clube.
Fim de tarde nas Alterozas (como carinhosamente é chamada às Minas Gerais): é hora de tomar uma cervejinha no barzinho da esquina. E como tem bar nessa terra; um em cada esquina.
Na música, nunca se esquecem de suas raízes. Beto Guedes, Milton Nascimento,  Paulinho Pedra Azul, Lô Borges, Pato Fu, Skank, Jota Quest, traduzem essa gente. Para quem pensa que Minas é apenas mais um estado qualquer do Brasil, se esquece de Tiradendes, Aleijadinho, Tancredo Neves, Pelé e muitas outras importantes que mudaram ou vêm mudando o contexto do país.
E se a fome chegar? Não é preciso se desesperar. Em pouco tempo, a mesa se enche de pão de queijo, tutu de feijão, angú, couve, leitoa à pururuca e o tradicional queijo mineiro, nunca se esquecendo da pinguinha.
Assim são os mineiros, ricos na cozinha, na música, na política, na fala e em sua história. Fazem de sua terra, seu orgulho e mostram que para ser feliz é preciso ter simplicidade e amor.

10 comentários:

  1. Paulinha adorei! Tb sou fã dos mineiros! Em especial a nossa amiguinha querida, Dudets! Lindo texto e adorei as informações! Beijocas =)

    ResponderExcluir
  2. Oh! Minas Gerais! Oh! Minas Gerais! Quem te conhece Não esquece jamais! hehe Paula, adorei seu post! Falou tudo sobre nós mineiros! Brigadin! Saudades! Bjaozao! San.

    ResponderExcluir
  3. Ô querida, adorei! brigadim pela parte que me toca! :) bom demais sô! te adoro... muitas saudades. beijão procê!!! aninha

    ResponderExcluir
  4. adorei!!!! sei que sou suspeita, afinal sou tricordiana, né???...rsr bjocas!!! amo vc!!!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI O BLOG.

    SEU TALENTO, CERTAMENTE, MOLDADO PELA DUREZA DOS SEUS DOIS ÚLTIMOS ANOS, VEM ABRILHANTAR A ESTRADA QUE TRILHA E MARCAR O CHÃO QUE PISA, DADA A GRANDE FORÇA E VIBRAÇÃO QUE DEMONSTRA POR ESTE PRESENTE DE DEUS: SUA VIDA ENTRE NÓS.
    UM GRANDE BEIJO DESTE AMIGO CERTO
    CLAUDIO LUIS

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!

    Você sempre nos encantando, motivando e nos dispertando para vida.
    Uma ótima semana para todos
    Beijos Ronaldo

    ResponderExcluir
  7. Paulinha querida !!!
    Sempre acompanho sua coluna, me divirto, me emociono e vejo como a arte de escrever é para poucos. Suas colocações e comparações são fantásticas, continue sempre para que eu possa cada vez mais me emocionar com suas palavras.
    Beijos com saudades !!!!
    Mel

    ResponderExcluir
  8. uia, que blog mais bunitim. dorei ele, paxonei quele. opucevê? tamém, esses trem de mineiro é bunito demais da conta.

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se mineiro tem uma certa dificuldade de demonstrar seus sentimentos

    ResponderExcluir
  10. Queria saber se mineiro tem uma certa dificuldade de demonstrar seus sentimentos

    ResponderExcluir